Natal Morro da Luz 2024 celebra a data com apoio do Pacto Alegre

Compartilhe:

O Hub Formô, que participa do projeto Territórios Inovadores, encabeça o Natal Morro da Luz, atividade que ocorre no sábado (16).

O Hub Formô, que participa do projeto Territórios Inovadores, encabeça a atividade que ocorre no sábado (16)

Pelo quinto ano consecutivo, o Morro da Cruz ganha uma grande festa de final de ano. Liderado pelo Hub Formô, com apoio do Pacto Alegre, o Natal Morro da Luz envolve toda a comunidade local em shows e programas culturais gratuitos durante o dia todo. Neste ano, o evento ocorre no próximo sábado (16), a partir das 10h.

Segundo o co-fundador do Hub Formô e um dos articuladores do projeto Territórios Inovadores, Michel Couto, a iniciativa nasceu da vontade de reunir a comunidade e de uma provocação vinda da periferia. A árvore iluminada de 15 metros montada no alto do morro simboliza a mensagem que a ação quer passar. “No ano passado, uma moradora, que é empregada doméstica, tirou uma foto debaixo do pinheiro e colocou nas redes sociais. A patroa dela logo ligou pensando que ela estivesse em Gramado”, conta o empresário. 

Essa história resume o objetivo da experiência, que, a partir de uma interferência urbana, busca tornar a comunidade visível como espaço de valor para a cidade, como rota turística e como agente de celebração. Não se trata apenas de uma modificação na paisagem local, mas de uma ação coletiva que fortalece os laços entre os moradores por meio da economia colaborativa e criativa, cujo objetivo também é desenvolvimento microrregional. 

Couto explica que o evento “cria um ambiente de cooperação entre os diferentes agentes locais dando visibilidade e potencializando negócios e pessoas”. Ele complementa: “O Natal Morro da Luz gera um impacto significativo no fortalecimento da identidade cultural, da inclusão social, do desenvolvimento de habilidades, da qualidade de vida e na promoção de oportunidades econômicas. Além disso, pode ser uma forma eficaz de atrair recursos e parcerias para apoiar o desenvolvimento sustentável da comunidade”.

Coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto defende que o evento tem relação direta com o Territórios Inovadores. “Inovar é transformar a sociedade em que vivemos. O projeto tem como objetivo máximo fomentar a inovação na periferia e o Morro da Cruz tem sido um excelente piloto para o Territórios Inovadores. Mais ainda, o Natal Morro da Luz é exemplo de ação inovadora e transformadora ao reunir a comunidade, expor os produtos e empreendedores locais, promover o conhecimento e ainda entreter”, comemora.

Programação Completa do Natal Morro da Luz

10h – 12h – Workshops e oficinas

  • Workshop de Empreendedorismo
  • Oficina de Fotografia
  •  Exposição de Fotos Workshop de dança
  •  Negócios de Impacto/Mod C Brinquedos Infláveis

14h – 15h – Espaço de Leitura  

10h – 17h – Feira de Artesanato e Comida 

15h30 – 16h – Abertura Oficial 

16h – 19h – Apresentações Musicais 

19h- 19h30 – Encerramento 

Atrações

  • Área com livros e contos natalinos para leitura e interação
  • Barracas com produtos artesanais feitos pelos moradores
  • Alimentação com comidas típicas de Natal e lanches
  • Bandas locais e artistas convidados se apresentarão no palco
  • Diversidade de gêneros musicais
  • Apresentação de Projetos Sociais da Comunidade
  • Mensagem de agradecimento à comunidade
  • Show de fogos de artifício

Saiba mais sobre o Pacto Alegre!

Movimento estabelecido há quatro anos na Capital gaúcha, o Pacto Alegre é formado por centenas de voluntários e dezenas de representantes institucionais da quádrupla hélice (universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada).

Tem como objetivo transformar Porto Alegre em um polo de inovação de classe mundial e com isso melhorar a qualidade de vida e tornar a cidade mais atrativa para empreendedores e talentos viverem e investirem.

Leia mais: veja como funciona o Pacto Alegre

Entre os projetos mais conhecidos apoiados ou induzidos pelo PACTO se encontram: o Instituto Caldeira; a renovação do Quarto Distrito; a criação da marca e símbolo oficial de POA; a reinclusão da Capital no programa global Cidades Educadoras; o projeto Cidade das Startups e o projeto Territórios Inovadores.

Compartilhe:

Veja também