Pacto Alegre realiza 1º encontro virtual de projetos para solução de focos de resíduos

Compartilhe:

Ocorreu na tarde desta quinta-feira, 30, de forma virtual, o 1º Encontro da Família Creathon, um evento de co-criação realizado pelo Pacto Alegre, ainda em 2019, e que tem como objetivo a implantação de projetos-pilotos para redução dos mais de 318 focos irregulares de resíduos na cidade. O encontro contou com a participação dos grupos vencedores da competição, que apresentaram o que já foi desenvolvido pelas equipes até o momento, mesmo que de forma remota devido ao isolamento pelo coronavírus.

Conforme o diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), já é possível ver os desdobramentos dos projetos. “Ficamos muito satisfeitos e vemos que há uma grande chance de chegarmos ao final do ano com soluções implantadas”, afirmou.

Para o coordenador do Pacto Alegre e professor da UFRGS, Luiz Carlos da Silva Pinto, a união entre cidadãos inovadores e um setor público aberto à sugestões é o melhor modelo para a cidade avançar, especialmente no período atual. “O  COVID-19 atrapalhou muito o desenvolvimento das ideias, mas acho que o retorno será marcado por uma demanda por novas soluções e uma quebra de rotina que favorece a inserção de novos modelos”, disse.

Pelo menos um participante dos grupos 5 Marias, Eu+Nós, Ecomind, Quarteirões Sustentáveis e Cidade+Limpa pode mostrar os seus avanços. No momento, os times estão focados no levantamento de informações e recursos, tanto para o desenvolvimento de plataformas e aplicativos propostos, quanto para o planejamento de locais degradados que passarão por revitalização.

Focos de resíduos – Porto Alegre conta atualmente com cerca de 318 focos de resíduos descartados irregularmente pela cidade, ao custo de aproximadamente de R$ 1,8 milhão por mês para limpeza.

Creathon – O evento foi promovido em 2019 pela Prefeitura de Porto Alegre com o Pacto Alegre e realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A organização ocorreu através do Parque Tecnológico Zenit da Ufrgs, no âmbito da Aliança para a Inovação, envolvendo UFRGS, PUCRS e Unisinos, e parceiros como a ZisPoa, instituição de fomento à promoção de políticas públicas sustentáveis, e UFO Plaza, empresa de hospedagem para empreendedores.

Pacto Alegre – O Pacto é resultado de parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Aliança para Inovação, que articula Unisinos, Ufrgs e PUCRS, e entidades da sociedade civil com a finalidade de potencializar ações de alto impacto para o avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento.

Matéria: Rafaela Redin

Compartilhe:

Veja também