Parte do projeto do Pacto Alegre, o primeiro episódio será lançado no dia 08 de maio e estará disponível no YouTube
O Pacto Alegre, em parceria com o coletivo POA Inquieta, lança o podcast “Fala, Território”, um espaço de escuta e diálogo protagonizado pelas comunidades do Territórios Inovadores, projeto que estimula o desenvolvimento de hubs de inovação em locais periféricos e estratégicos da capital gaúcha.
Sob a apresentação de Cesar Paz e Cleiton Chiarel, ambos integrantes do Pacto Alegre, o programa propõe uma imersão nas diferentes realidades das periferias da cidade, valorizando suas experiências, desafios, saberes e sonhos de futuro.
A inspiração para o podcast surgiu do compromisso do Pacto Alegre de ampliar o protagonismo comunitário e promover a transformação social.
“O Fala, Território nasce da vontade de colocar as comunidades periféricas no centro da conversa, reconhecendo a potência e criatividade desses territórios, que muitas vezes são invisibilizados no debate público”, explica Chiarel.
Com episódios quinzenais disponíveis pelo canal oficial do Pacto Alegre no YouTube, o roteiro traz convidados que representam os projetos e movimentos locais das comunidades. O bate papo aborda os desafios enfrentados, o papel da comunidade no programa Territórios Inovadores e as perspectivas para o futuro.
Os episódios também mergulham em temas como turismo periférico, cultura cidadã, segurança, educação e a atuação das organizações sociais, sempre a partir da perspectiva das comunidades envolvidas.
“O podcast é uma oportunidade não apenas de escutar as histórias, mas de aprender com elas e construir, juntos, caminhos possíveis para o desenvolvimento local”, destaca Paz. “Queremos fortalecer o sentido de pertencimento e criar novas pontes para a transformação social através da construção coletiva”, completa.
Chiarel revela que a trilha sonora do programa, a música “Lanceiras Negras”, composta por Cesar Paz e Flávio Medina, é uma homenagem às líderes comunitárias negras.
“A trilha que escolhemos reforça o nosso propósito de celebrar as potências locais como a Mara da Vila Planetário, a Mãe Bia das Ilhas e a Negra Jaque do Morro da Cruz, mulheres negras referências em suas comunidades”, destaca.
“O Fala, Território convida os ouvintes a conhecer, refletir e se inspirar em iniciativas que transformam Porto Alegre desde a base. Este é um chamado à escuta ativa, ao aprendizado genuíno e à valorização do que existe de mais potente nas comunidades de Porto Alegre”, resume o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.
Confira as datas e os convidados de cada episódio:
- 08/05 – Mulheres Empreendedoras da Restinga – Com Fernanda Hostyn e Vanessa Garcia
- 22/05 – CESMAR – Mário Quintana – com Maria Aparecida Madeira e Rose Ceroni
- 05/06 – CESMAR – Ilha Grande dos Marinheiros – com Carla Goulart e Silvia Bitencourt de Andrade
- 19/06 – Calábria – Bom Jesus – Com Dilane Stradiotti Polleti (Dika) e Tatiele do Nascimento Pacheco
- 03/07 – ICEA Malvina – Cruzeiro – com Paulo Leonardo (Didi) e Wagner Santos (Dalaya)
- 17/07 – Misturaí – Planetário – com Mara Nunes e Adriana Queiroz (Mana)
- 31/07 – Formô Hub – Morro da Cruz – com Michel Couto e Aline Couto