O que podemos aprender com Medellín: de cidade mais perigosa do mundo à mais inovadora

Compartilhe:

Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, tem se destacado mundialmente nos últimos 30 anos por sua abordagem inovadora em modelos de desenvolvimento urbano sustentável

Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, tem se destacado mundialmente nos últimos 30 anos por sua abordagem inovadora em modelos de desenvolvimento urbano sustentável.

Durante os anos 1990, Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, viveu um período marcado pela dominação do narcotráfico. Na época, a altíssima taxa de homicídios fez com que a cidade recebesse o título de “mais violenta do mundo”.

Esse cenário mudou e, hoje,  Medellín é uma referência mundial em urbanismo social, mostrando que é possível, sim, fazer grandes coisas por meio de ações de intervenção urbanística em regiões carentes. 

Neste artigo, faremos uma abordagem panorâmica sobre a história da capital e as principais iniciativas que a transformaram, bem como apresentaremos os insights de um importante antropólogo colombiano sobre o caso e como esse exemplo se relaciona a Porto Alegre. 

Além disso, contaremos um pouco sobre a Missão Medellín, onde 23 gaúchos  incluindo parte do time Pacto Alegre visitaram a cidade Colombiana em busca de inspiração para novos projetos pensando na cidade do Rio Grande do Sul. 

Acompanhe!

Medellín: da crise ao título de capital mundial da inovação

Com características semelhantes às cidades brasileiras, Medellín vivia uma realidade dominada pelo crime. Para mudar essa situação, foi necessária uma parceria entre estado, iniciativa privada e instituições de educação. 

Além disso, um comitê foi formado para discutir e implantar mudanças para trazer serviços básicos aos moradores que, aos poucos, viram a chegada de meios de transporte, acesso à água, cultura e lazer.

Hoje, Medellín conta com distritos criados a partir de suas vocações, envolvendo os ecossistemas voltados para promover a integração entre as empresas e os moradores do local. Apenas no distrito de inovação, já são 270 empresas de 31 países diferentes. 

Aprofunde seus conhecimentos lendo também: Santiago Uribe traz reflexões sobre a transformação de Medellín

Missão Medellín: Pacto Alegre visita a cidade e traz exemplos de inovação para a capital dos gaúchos

Missão Medellín

Em 6 de outubro de 2023, uma comitiva gaúcha de 23 pessoas iniciou a Missão Medellín na cidade colombiana. O anfitrião local foi  o antropólogo Santiago Uribe, que atua como consultor do Pacto Alegre – um dos organizadores da missão, em parceria com o Coletivo POA Inquieta.

O objetivo da viagem, que durou seis dias, foi se aprofundar no trabalho realizado na capital colombiana por meio do Escritório de Resiliência, do qual Uribe é diretor. 

As ideias e inspirações que surgiram durante a viagem tem o destino de serem aplicadas no projeto Territórios Inovadores, do Pacto Alegre, cujo propósito é implantar hubs de inovação em regiões periféricas da cidade de Porto Alegre. 

O primeiro deles já está ativo e fica no Morro da Cruz, onde está mudando a rotina da comunidade com o oferecimento de um espaço para iniciativas inovadoras e oferta de wi-fi gratuito naquela área para o uso dos visitantes.

Antropólogo colombiano Santiago Uribe fala sobre a importância do Pacto Alegre para a sociedade gaúcha

Recentemente, o antropólogo colombiano Santiago Uribe visitou a capital gaúcha para contribuir com o movimento Pacto Alegre. Durante a visita, Uribe também passou por diversas comunidades, universidades, e conversou com gestores municipais. 

Leia a matéria completa no blog da PUCRS:  Clique aqui! 

Confira também: “O maior desafio que Porto Alegre tem é transformar seus territórios periféricos”, avalia antropólogo colombiano

5 iniciativas inovadoras da cidade de Medellín para se inspirar

Como lido até aqui, a cidade de Medellín, na Colômbia, é reconhecida por suas inovações sociais e urbanas que transformaram várias comunidades carentes.

Entre suas iniciativas, cinco se destacam como exemplos inspiradores de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, social e tecnológico.

São elas:

Comuna 13

Localizada em San Javier, a Comuna 13 é um exemplo notável de “acupuntura social”. O local passou por uma revitalização que transformou grandes avenidas em espaços amigáveis para pedestres, trazendo também galerias de arte e museus. Essa iniciativa integrativa entre políticas públicas e tecnologia social incluiu projetos de moradias comunitárias, saneamento básico e tratamento de água potável.

Jardín Circunvalar (Cinturão Verde Metropolitano)

Este projeto busca equilibrar o desenvolvimento urbano e rural, controlando o crescimento desordenado da cidade e promovendo a participação da comunidade. O foco está na adaptação às mudanças climáticas e na promoção de habitação sustentável, espaços públicos inclusivos e um território estruturado.

Ruta N

Como centro de inovação e negócios, a Ruta N impulsiona a qualidade de vida por meio da ciência, tecnologia e inovação. Articula o ecossistema de CTI (Ciência, Tecnologia e Inovação) para transformar Medellín em uma economia do conhecimento, se tornando um hub de inovação global e mostrando a importância de valorizar ideias além da mão de obra.

Centro del Valle Del Software

Integrado à Ruta N, este centro visa transformar a economia local por meio da educação, inovação e empreendimento. Sua meta é aumentar a produtividade na indústria digital e gerar empregos na indústria 4.0, impulsionando a criação de empresas e o desenvolvimento tecnológico.

Jardín Buen Comienzo

Esse programa focado na primeira infância busca promover o desenvolvimento integral e inclusivo de crianças e famílias nos primeiros cinco anos de vida, oferecendo diferentes modalidades de atendimento que atendem às necessidades familiares.

Saiba mais: Medellín, inovação em planejamento e infraestrutura urbana 

Se você é apaixonado por inovação, não deixe de acompanhar o Pacto Alegre!

Nossos canais de comunicação são uma fonte de informações sobre projetos transformadores, iniciativas inovadoras e parcerias estratégicas que visam impulsionar o desenvolvimento da nossa amada cidade.

Fique conectado com a gente nas redes sociais do Pacto Alegre e acompanhe de perto as novidades, eventos e projetos que estão moldando o futuro desta cidade incrível. 

Juntos, podemos fazer parte dessa jornada de transformação e crescimento, contribuindo para a construção de uma Porto Alegre cada vez mais inovadora, atrativa e próspera para todos. 

Saiba mais sobre o Pacto Alegre

Movimento estabelecido há quatro anos na Capital gaúcha, o Pacto Alegre é formado por centenas de voluntários e dezenas de representantes institucionais da quádrupla hélice (universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada).

Tem como objetivo transformar Porto Alegre em um polo de inovação de classe mundial e com isso melhorar a qualidade de vida e tornar a cidade mais atrativa para empreendedores e talentos viverem e investirem.

Leia mais: veja como funciona o Pacto Alegre

Entre os projetos mais conhecidos apoiados ou induzidos pelo PACTO se encontram: o Instituto Caldeira; a renovação do Quarto Distrito; a criação da marca e símbolo oficial de POA; a reinclusão da Capital no programa global Cidades Educadoras; o projeto Cidade das Startups e o projeto Territórios Inovadores.

*conteúdo elaborado em parceria com Comunica Mais Assessoria Estratégica

Compartilhe:

Veja também